Tutorial – Trocando o HD do PS4

Durante os últimos anos vimos uma crescente (e aparentemente sem volta) adoção do consumo de conteúdos digitais, sem mídias físicas, que podem ser comprados e consumidos quase imediatamente (dependendo é claro da qualidade da sua conexão). Com isso já na geração anterior de vídeo games percebemos a necessidade de ampliar o espaço de armazenamento, meu PS3 por exemplo, que foi comprado na versão 120Gb, hoje conta com um HD de 500Gb.

A necessidade de ampliação de espaço de armazenamento aumenta em grande parte por conta da adoção de planos como o PS Plus e o XboxLive Gold, onde todos os meses são disponibilizados novos conteúdos “gratuitos” para download. Além disso, na nova geração, o tamanho dos jogos aumentou muito, temos jogos como GTA V por exemplo que ocupa mais de 50Gb de armazenamento (mais de 10% do espaço total do HD padrão). Tudo isso sem falar da gravação de gameplays, um recurso bastante interessante, mas que consome um grande volume de armazenamento.

Com tudo isso, depois de menos de um ano de uso, mesmo tentando ser econômico, meu PS4 chegou ao limite de sua capacidade de armazenamento. Dessa forma vou aproveitar o momento para mostrar passo-a-passo o processo de troca do HD.

PS4 com disco cheio

PS4 com disco cheio

Vamos iniciar o processo
No PS4 o processo de troca do HD é bastante demorado e um pouco trabalhoso. Algumas telas do processo aparecem em espanhol, pois meu PS4 é Mexicano, o mesmo modelo que é vendido oficialmente no Brasil.

Você vai precisar de:
Um HD para substituição. No meu caso utilizei um HD Samsung (que agora é da Seagate) de 1Tb e 5400 rpm. No PS3 era desaconselhada a utilização de HDs com rotação maior por causa de aquecimento, no PS4 não conheço relatos sobre aquecimento, porém os discos de 5400rpm são mais fáceis de encontrar e os mecanismos de buffer dos discos faz com que a diferença de performance não seja tão grande. Obviamente se você tem um bom dinheiro sobrando a melhor pedida são os discos SSD.

Um HD externo do tamanho da sua atual unidade. Este HD serve para você fazer o backup, caso seja um PS4 novo e você não tenha nada para salvar, pode ignorar esse item.

Uma chave philips fina para retirar os parafusos. No total você precisará retirar e recolocar apenas 5 parafusos.

1ª Etapa – Backup:
Provavelmente se você está a ponto de trocar o HD é porque ele está cheio, mas pode ser uma boa idéia tentar limpar um pouco o disco antes de iniciar o backup. O processo de backup para um disco de 500Gb cheio leva em torno de 7 horas!!!
É muito importante que você sincronize seus troféus com a PSN antes de iniciar. Existe um aviso sobre isso durante o processo.

Sincronize seus troféus antes de fazer o backup

Sincronize seus troféus antes de fazer o backup

Para iniciar o processo vá para o menu de Configurações e depois em Sistema.

Entre na opção sistema, dentro do menu de Configurações.

Entre na opção sistema, dentro do menu de Configurações.

Em seguida selecione a opção Fazer Backup e Restaurar.

Fazer backup e restaurar

Fazer backup e restaurar

Selecione então Fazer backup do PS4.

Selecione a opção Fazer Backup do PS4 para iniciar o processo

Selecione a opção Fazer Backup do PS4 para iniciar o processo

Caso haja algum usuário com troféus dessincronizados da PSN, ou um usuário sem conta da PSN vinculada, o sistema dará o alerta sobre a sincronização de troféus, que já tratamos no início.

Usuario padrão não vinculado a conta da PSN

Usuario padrão não vinculado a conta da PSN

O próximo passo é selecionar o que será incluído no backup e selecionar Seguinte para o processo ter início.

Seleção dos itens incluídos no backup

Seleção dos itens incluídos no backup

E então esperar (e muito) até que o processo de backup termine.

2ª Etapa – Troca de Hd:
Agora vamos para a parte física da troca. Essa é a etapa mais rápida.
O primeiro passo é deslizar o faceplate(a parte black piano do PS4) para a lateral do console para acessar o compartimento do HD.

PS4 com faceplate removido.

PS4 com faceplate removido.

Apenas um parafuso(o que contém os símbolos dos botões do PS) deve ser retirado para que a bandeja possa ser deslizada para a frente.

Parafuso a ser removido

Parafuso a ser removido

Com o parafuso removido deslize a bandeja para frente.

Bandeja de HD do PS4

Bandeja de HD do PS4

O próximo passo é remover os 4 parafusos da lateral da bandeja para retirar o HD.

Parafusos laterais para retirar o HD

Parafusos laterais para retirar o HD

Com o HD retirado é só colocar o novo HD no lugar, recolocar os parafusos, recolocar a bandeja, parafusar a bandeja e fechar o faceplate.

3ª Etapa – Restauração:
Com o novo HD instalado chega a hora de ligar o PS4 e é aqui que as coisas se tornam diferentes do PS3. No PS3 o console era capaz de realizar a instalação de uma versão básica do sistema. No PS4 no entanto é necessário copiar uma versão do sistema em um dispositivo de armazenamento externo. Esse dispositivo, no nosso caso pode ser o mesmo HD externo onde fizemos o backup do sistema.

No site da Sony é possível fazer o download da atualização do sistema, que tem em torno de 300Mb, porém para novos HDs ainda sem o sistema básico, é necessário utilizar um outro arquivo, que tem em torno de 900Mb, também disponível no site da Sony. Neste link você encontra os dois arquivos.

O processo de atualização desse arquivo completo é um pouco diferente, necessitando iniciar em modo de segurança. Vamos ao passo-a-passo.
– Realize o download do arquivo de sistema nesse endereço.
– Copie o arquivo no seu HD respeitando a estrutura: ps4_atualizacao_diagrama_pastas       – Com o PS4 desligado, toque e segure o botão liga/desliga do aparelho até ouvir o segundo bip. Isso fará com que o PS4 inicialize em modo de segurança.
– Selecione a opção 7, Inicializar la PS4 (reinstalar software del sistema) ou Initialize PS4 (Reinstall System Software)

PS4 modo seguro menu

PS4 modo seguro menu

– Conecte o HD Externo com o arquivo de atualização e selecione Aceptar
PS4 modo seguro aceitar atualizacao

– Surgirá uma tela de aviso sobre a formatação do HD, prossiga.
PS4 modo seguro formatacao

– Mantenha o PS4 ligado enquanto o processo segue.
PS4 modo seguro carregamento update

– Aguarde enquanto o sistema é reinstalado.
PS4 modo seguro reinstalacao

– Após o processo de restauração o sistema será reiniciado e estará pronto para uso, mas com as configurações de fábrica, como da primeira vez em que foi ligado.

– Acesse o sistema e volte ao menu de backup e restauração: Configurações >> Sistema >> Fazer Backup e Restaurar. Mas dessa vez selecione a opção Restaurar PS4.
PS4 Menu Restaurar

– Selecione à partir de qual backup deseja restaurar.
PS4 Restaurar backup

– Aviso sobre o processo de restauração, selecione Restaurar.
PS4 Restaurar

– Mais uma tela de confirmação avisando que o processo não tem volta. Confirme mais uma vez para que o processo de restauração comece. Uma restauração de mais de 400Gb levará de 4 a 5 horas.
PS4 Restauracao confirmacao final

Ao fim da restauração o sistema reinicializará e o processo estará concluído.

HD de 1Tb restaurado

HD de 1Tb restaurado

Agora é só aproveitar o espaço livre até que ele não seja suficiente, daí é só repetir o processo com um disco ainda maior.

2 thoughts on “Tutorial – Trocando o HD do PS4

  1. Se eu tiver jogos comprados digitalmente, seja por Mercado Livre ou qualquer outra loja online sem ser na sua PSN pessoal, esses jogos serão bloqueados ou apagados ? Já que para isso são criados outros usuários e senhas para o compartilhamento de jogos, e os vendedores trocam as senhas apos a venda. Gostaria de saber se nessa restauração apos a troca do HD, se ele restaura também os USUARIOS alem dos dados e jogos. Se puder me tirar essa duvida agradeço desde já! 🙂

    • Olá Wendel, o backup salva todos os usuários que tenham vínculo com a PSN. Com relação aos jogos comprados dessa forma, onde os usuários são compartilhados, não posso garantir pois é provável que de tempos em tempos o sistema te obrigue a logar novamente para validar se o usuário que comprou o jogo ainda está ativo (esse tipo de verificação já existia no PS3).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *